Terminando Maio, mês das noivas, de Maria,das mães, das mulheres. E aí vem Junho, tradições religiosas, crendices populares e festas, muitas festas. Abençoados os Franceses que trouxeram para o Brasil a dança que originou a quadrilha junina. As danças de salão da corte Francesa influenciaram não só o Brasil, mas os isteites também. Aqui são as quadrilhas Juninas, lá são as danças country. Aqui sanfona, triango e zabumba. Lá rabeca, banjos e muito sapateado(uma influencia mais inglesa).
Mas voltemos a cá. Copiar a dança francesa foi fácil. Colocar para embalar tal dança, a sanfona, o triango e a zabumba é o grande mistério. Mas deu certo.Principalmente no nordeste. Embalada por baiões, xotes e xaxados a pantomima da "quadrille" francesa comia solto pelas ruas.
E aí juntou tudo. Tradições religiosas e fatos culturais se associam e contribuem para nossa formação musical e, definitivamente, denotar nosso espírito alegre e festivo.
Junho caracateriza-se pelas festas religiosas:Santo Antônio - o casamenteiro -, São João e São Pedro. E são várias as simpatias a serem testadas em Junho. A lenda da fogueira, as histórias dos santos e toda uma fusão de tradições, saberes e cultura nos faz, hoje em dia, celebrar todo o mês de junho com deliciosas festas. Teremos concurso de quadrilhas e imensas festas em Brasília.
Vale se preparar pro friozinho que tá pintando e vamos pular fogueira, cravar faca na bananeira, cantar e dançar. E logo de início tem um festão na localidade do Boqueirão (Unaí), 13 de Junho, com desfile de carros de boi e tudo.
Entonces vamo festá!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário