sábado, 25 de junho de 2011

Coisas de junho

Mes de Junho tá acabando. Foi Santo Antonio, São João e vem agora São Pedro. E tem muita quadrilha junina por aí. festas e mais festas pra deleite das tribos apreciadoras dos saberes populares. Mas olha só, desde que me conheço como brasileiro sempre ouvi, e participei, de grandes festas populares. Sempre ouvi os burburinhos sobre o gigantismo do sãoJão em Caruaru e Campina Grande. Desde sempre conheci o Boi do Maranhão e Piauí. E só agora comecei a ver na televisão grandes reportagens sobre esses importantes fatos da cultura Brasileira. Parece um negócio meio atrasado ou sei lá, um interesse repentino que nos causa imensa desconfiança.

Me parece que hoje as empresas de comunicação, especialmente a rede globo, descobriram um público, leia-se mercado, consumidor, e fazedor, das tradições populares.

Sabemos que a cultura midiática é comandada por interesses e dirigida por patrocinadores. O dinheiro dita as normas e os procedimentos das grandes emissoras cujo verbo é o lucro. Cultura nunca deu lucro. Melhor, a galera da cultura tá se lixando pros patrocinadores e "patronos"das manifestações. Quem faz sabe que a influencia do dinheiro modificará toda a liturgia natural aprendida com os antepassados. O dinheiro é o fim das manifestações naturais.

Mas e o interesse repentino das emissoras de TV com a cultura popular?

Faz tempo que a galera da cultura vem lutando pra mostrar as novas tendencias no Brasil. Com a mudança da política no ministério da cultura a coisa foi clareando e o espetáculo, aquele pago, de grandes artistas, foi ficando meio que de molho. A nova política apontava para as manifestações populares de forma a torná-las principais e não coadjuvantes.

Com essa política, pontos de cultura, os grupos de quadrilha junina mais do que dobraram. Os grupos de Boi Bumbá se reequiparam, os Maracatus, os Caboclinhos e as folias começaram a ganhar destaque nas localidades em que se manifestavam. Daí o interesse hoje das grandes emissoras de TV nas manifestações populares. Uma política que deu certo.

Tá, mudou o ministro. Agora é a ministra. Vamos ver se a menina cumpre o roteiro do que foi deixado no ministério da cultura. Afinal, deu certo. A rede globo taí pra não me deixar mentir...


Coisas de Junho por Valerio Carioca

Nenhum comentário:

Postar um comentário